St. Moritz é o berço do trenó

Texto: Sergey Tokarev

RELÓGIO, QUEIJO, MONTANHAS, COBERTURAS DE NEVE, FACA ARMENIANA - E QUE MAIS VOCÊ ASSOCIA A PALAVRA “SUÍÇA”? Quando na primavera de 2015 DEPARTAMENTO DE estância turística de esqui de St. Moritz oferecer nos pagou uma visita de estudo desta pequena cidade nos Alpes suíços, a imaginação começa a desenhar um dia ensolarado brilhante e deslumbrante o sol brilhando sobre a neve branca isso como colchas UKRYVSHY arredores.

BOBSLEY - ESPORTE OLÍMPICO DE INVERNO -

DESCIDA EM ALTA VELOCIDADE DAS MONTANHAS EM TRILHAS DE GELO ESPECIALMENTE EQUIPADAS NO TRENO - FEIJÃO GERIDO

A pista de trenó é uma vala de gelo sobre uma base de concreto armado, com curvas e curvas de várias inclinações. A pista deve ter pelo menos uma seção reta e um labirinto. A única pista natural é em St. Moritz. A extensão da rota é de 1500 a 2000 metros, com 15 voltas com um raio mínimo de 8 metros e uma queda vertical de 130 a 150 metros

Já tínhamos estado na Suíça alguns meses antes, apenas no inverno, e encontramos um clima de Natal tão fabuloso, como se descesse dos cartões de Ano Novo. Mas como o programa já foi formado para as datas de Natal e Ano Novo, solicitamos outras datas. Nosso pedido foi tratado da maneira mais construtiva possível e, durante as breves negociações, nasceu um pensamento inesperado e, portanto, original - visitar a Suíça no verão, quando, como nos pareceu, não havia fluxo de turistas. Olhando para o futuro, direi que nossas expectativas eram apenas parcialmente verdadeiras - naturalmente não percebemos pessoas com esquis e patins nas ruas da cidade, mas a cidade não parecia vazia sem elas!

De acordo com a onisciente Wikipedia, a população de St. Moritz, que remonta a 1137, tem pouco mais de cinco mil pessoas, mas de acordo com as sensações que se desenvolveram depois de caminhar pelas ruas incrivelmente limpas e bem cuidadas da cidade, pensamos que ainda tínhamos um descanso menos de dez a quinze mil turistas.

No entanto, as primeiras coisas primeiro. Tendo acordado as datas da viagem com a parte receptora e tendo reservado o hotel, nós, como sempre, pensamos em logística. Decidimos imediatamente que alugaríamos um carro - o hotel cinco estrelas, é claro, oferecia a mais ampla variedade de entretenimento, mas eu também queria ver os arredores do resort alpino. Muitas companhias aéreas voam dos Emirados Árabes Unidos para a Suíça, mas depois de um pouco de reflexão, adicionamos três dias à viagem e voamos para Milão, onde alugamos um carro com transmissão automática com alguns problemas. Como se viu, nós em Dubai somos muito mimados por variedade, qualidade e disponibilidade de carros para alugar. Na Europa, tudo é diferente - não são apenas os carros com transmissão automática mais caros e com menos opções, ainda não há como pré-encomendar um modelo específico (marca) de um carro, apenas uma classe.

Enfim, conseguimos encontrar um Audi muito decente e, depois de passar a noite em Milão, pegamos a estrada. A estrada para St. Moritz, ao longo da margem do lago Como, era muito mais curta, mas não havia onde nos apressar, e escolhemos uma longa rota, através de Varese e Lugano, deixando um caminho rápido para a viagem de volta. As estradas da Itália não foram lembradas por nada de especial; a única coisa que sentimos imediatamente quando a Suíça começou não foi no posto de fronteira, por onde passaram sem parar, a saber, a qualidade da estrada. Se você descrever isso da maneira mais breve possível, percebemos que a Suíça é um país não pobre, e eles não economizam dinheiro nas estradas por lá.

Depois de fazer algumas paradas pelo caminho (inclusive em Varez, onde eles esperavam comprar os sapatos pelos quais ele é famoso), apenas cinco horas depois, seguindo as placas, seguimos para St. Moritz e estacionamos no luxuoso Kempinski Grand Hôtel des Bains, que se tornou nosso casa pelos próximos cinco dias. Por seu hábito de longa data, eles examinaram vários quartos (todos muito dignos) e escolheram, talvez, os melhores apartamentos do hotel - com um grande salão, um quarto gigantesco e uma varanda, que oferecem vistas incríveis do lago, um enorme gramado verde e montanhas ao redor Moritz. Gostaria de lhe contar mais sobre o hotel - ele é considerado o melhor da cidade e não há quartos gratuitos na temporada. A gerência do hotel guarda zelosamente os segredos de seus hóspedes, mas nos almoços ou jantares em restaurantes, os garçons não, não, mas eles nomearão alguns grandes nomes dentre os principais convidados que os visitaram nos últimos anos. A propósito, de acordo com a equipe, durante a temporada de esqui no inverno, pelo menos metade dos hóspedes do hotel são nossos compatriotas da Rússia e de outros países da CEI.

Depois de desempacotar nossas coisas e tomar um banho, fomos até o saguão do hotel, onde Stephanie Elmer, representante do departamento de turismo de St. Moritz, era uma garota agradável e muito faladora que detalhou o plano de nossa curta e, portanto, extremamente ocupada estadia no coração dos Alpes suíços. Aconteceu que, apesar do pequeno território, a cidade tem algo a ver. Bem e, claro, montanhas! Não é à toa que St. Moritz é uma das poucas cidades que sediou os Jogos Olímpicos de Inverno por dois tempos inteiros. É verdade que isso aconteceu há muito tempo - em 1928 e 1948, mas em 1934, 1974 e 2003, o Campeonato Mundial de Esqui também foi realizado em St. Moritz.

Aparentemente, para consolidar imediatamente em nossas cabeças o status de St. Moritz como a melhor estação de esqui da Suíça, no primeiro dia recebemos um guia completamente deslumbrante - um instrutor profissional de esqui, ciclista, apenas na véspera de retornar de um passeio de bicicleta de vários dias na Itália. que nasceu e viveu toda a sua vida em St. Moritz e, portanto, sabe absolutamente tudo sobre a cidade e seus arredores! O guia parecia ter 55 anos, mas quando ele disse que já tinha 65 anos e conheceu o Ano Novo com sua namorada no topo de uma das montanhas locais, de modo que junto com ela no início da manhã, com os primeiros raios de sol. esquiando de uma altura de 3000 metros diretamente para o limiar de sua casa (1800 metros acima do nível do mar), nossa admiração não tinha limites!

O guia nos colocou primeiro em bicicletas elétricas especiais para esportes, que alugamos em um iate clube nas margens do lago St. Moritz e no qual tivemos que fazer uma corrida heróica ao redor de todo o lago. Como quase metade da nossa rota foi subida, os motores de nossas bicicletas não conseguiram aguentar, e tentamos ao máximo não perder a cara e rasgar os últimos fios para não ficar atrás do nosso guia, que conseguiu não apenas pedalar, mas também não deixando de derramar fatos interessantes sobre a Suíça, sobre a cidade e, é claro, sobre montanhas e esqui. Foi com ele que soubemos que St. Moritz tem o título não oficial da pátria de bobsled.

Tendo percorrido a metade do caminho, saímos da estrada e descemos até a margem do lago, onde o guia mais uma vez se ofereceu para nadar. A primeira vez que ele sugeriu isso antes de sair do hotel, disse que a temporada de natação já estava fechando (final de julho - início de agosto), mas a água ainda estava "quente o suficiente, 18 graus". Para nós, mais de 16 anos de vida nos Emirados Árabes Unidos acostumados a água a uma temperatura de 30 a 40 graus, a proposta não parecia tão tentadora, mas ainda levamos acessórios de banho conosco. E, tendo trabalhado completamente com os pedais, concordei em nadar, especialmente porque nosso guia foi o primeiro a dar o exemplo, entrando na água e expressando de todas as maneiras possíveis o prazer de nadar na água "quase quente" de um lago de montanha real. Eu segui o exemplo dele, mergulhando de cabeça nas passarelas de madeira de 10 a 15 metros de profundidade na água. O fato de que a temperatura da água no lago é muito menor do que a declarada em 18 graus, senti imediatamente, ao mesmo tempo, entendendo por que não havia mais ninguém na água além de mim e de nosso guia - todos os suíços nativos capturavam os raios do sol na praia, olhando com curiosidade os dois malucos que se debatem. em água gelada.

Como se viu depois, a temperatura da água neste ano já estava baixa durante todo o verão e, no final da temporada, havia caído para oito graus! Ao mesmo tempo, o guia com o rosto mais sério disse que aparentemente estava errado em nomear a temperatura, - ele misturou o inglês "AIT" com "Eiting".

Depois de refrescar os procedimentos na água, montamos novamente nossas bicicletas e fechamos rapidamente o anel da nossa rota, retornando ao iate clube, onde decidimos almoçar antes de subir para as montanhas. Como já escrevi, St. Moritz está localizada a uma altitude de 1800 metros acima do nível do mar, e as montanhas que o rodeiam têm uma altura de até 3300 metros. Quase todas as pistas de esqui estão equipadas com toda a infraestrutura associada - elevadores, mini-hotéis, restaurantes, plataformas de observação e estações de aluguel de equipamentos esportivos. Naturalmente, no verão, as encostas estão fechadas, mas os elevadores estão funcionando corretamente, elevando muitos turistas às nuvens, e às vezes até mais. Para sentir plenamente o espírito de esqui de St. Moritz, você definitivamente precisa voltar lá, é claro no inverno, então agora na minha história não vou escrever nada sobre esqui, deixando isso para mais tarde. E agora vou apenas dizer que ainda vimos a neve - ela ficava no topo das montanhas, do lado norte e também nas pistas de esqui, sob os cobertores gigantescos que os suíços do ano passado estavam cobrindo com cobertores de neve.

Na manhã seguinte, novas aventuras nos aguardavam - um passeio de carroça puxado a cavalo do centro da cidade ao longo do leito de um rio de montanha até um mini-hotel familiar imprensado entre as montanhas, na beira de um pasto verde das montanhas. O próprio pasto (ou melhor, um prado) se espalha ao redor de um pequeno lago formado por um rio, bloqueado um pouco rio abaixo por uma barragem de pedra. Nossa jornada demorou um pouco mais de uma hora, e até os estábulos do hotel, nos quais, como entendemos, os cavalos presos às carruagens dormem, chegamos mais perto do jantar, o que foi muito útil. O dono do hotel, que também é gerente de um pequeno restaurante, foi muito acolhedor, sentou-nos à melhor mesa na varanda aberta de seu restaurante, de onde se abriu uma vista realmente fantástica do prado, pastando duas ou três vacas com sinos e, é claro, montanhas com picos nevados. As impressões são inesquecíveis, especialmente quando você considera que foram feitas com uma garrafa de bom vinho, cortadas cuidadosamente nas fatias mais finas de jamon e outras carnes secas, mas que já são animais selvagens. Como o proprietário do hotel nos disse, o principal fluxo de turistas cai na temporada de caça - há muitos pássaros e animais selvagens nas proximidades, como evidenciado pelos bichos de pelúcia que adornavam as paredes do restaurante.

Infelizmente, o volume limitado do artigo não nos permite descrever em detalhes todo o programa de nossa viagem ao verão na Suíça. Portanto, concluindo, discutirei brevemente a própria cidade de St. Moritz. Estávamos na Alemanha e na Áustria, no Luxemburgo e no Liechtenstein, em muitos outros países, mas foi na cidade suíça que vimos pessoalmente limpeza, limpeza e ordem perfeitas. Becos perfeitamente iguais, pedras de meio-fio perfeitamente alinhadas, grama perfeitamente aparada, arbustos aparados - tudo é como deveria ser em nossa idéia da Europa. E também prosperidade. Não há estatísticas exatas, mas, de acordo com os rumores, o número de milionários que vivem em St. Moritz ou têm sua própria casa aqui está passando pelo teto. Entre esses ricos, em primeiro lugar, os próprios suíços estão listados, seguidos pelos italianos, que estão na moda para ter uma casa de verão na Suíça. Bem, outros milionários europeus não estão muito atrás, o que é claramente visível em aviões particulares de motores leves, que aterram a cada cinco minutos em um pequeno aeroporto local.