Dubai - Arábia Saudita - Jordânia - Dubai: 5 dias no deserto da Arábia

Texto e foto: Vladislav Ozerov

UM ANO DE VOLTA, DANIFICAMOS COM SUCESSO TODOS OS CANTOS DOS EMIRADOS ÁRABES E DE OMAN, APÓS O QUE DESEJAMOS UM DESEJO INESQUECÍVEL DE REALIZAR UMA VIAGEM À LONGA COSTA DE AREIA E YOROGA. Para implementar o plano, tivemos que atravessar os desertos da Arábia Saudita. DE OUTRA FORMA, SOBRE TODOS OS PEDIDOS.

A preparação da viagem começou com a preparação dos documentos necessários: nos Emirados pagamos dois vistos de trânsito necessários para atravessar a fronteira com a Arábia Saudita (no valor de 150 dirhams, ou US $ 41 cada), bem como um bilhete de carro Carne de Passage (800 dirhams ou US $ 219, dos quais 500 dirhams (US $ 137) podem ser recebidos de volta após o retorno ao país).

De acordo com o plano, eles deveriam partir em 16 de agosto. E aconteceu, no entanto, após um pequeno problema na obtenção de vistos de trânsito para a Arábia Saudita, causado por um grande fluxo de peregrinos para Meca (nossa viagem coincidiu com o mês sagrado do Ramadã). No entanto, à noite (por volta das 18h00) ainda conseguimos sair com segurança de Dubai e seguir em direção à fronteira com a Arábia Saudita (cerca de 500 km), a qual nos aproximamos mais perto da meia-noite.

Não havia filas no ponto de verificação - tanto no lado dos Emirados Árabes Unidos quanto no lado do estado vizinho. Nos pediram para abrir a mala e inspecionamos o carro para o transporte de drogas, álcool e outras coisas proibidas. Após a verificação, pagamos uma taxa de seguro de 70 dirhams (US $ 19) por um período de 7 dias.

Depois de atravessar a fronteira, fomos confrontados com a questão da troca de moeda - dirhams dos Emirados para riais sauditas. Voltamos para o funcionário da alfândega, que alegremente nos informou que seu irmão falava russo e ficaria feliz em nos dizer por telefone sobre qual rota é melhor seguir.

Depois de ouvir todos os conselhos, o funcionário da alfândega nos ajudou a trocar dinheiro na taxa de câmbio individual e a pagar pela aplicação de uma camada protetora no carro, projetada para lidar com tempestades de areia. Como se viu, o revestimento protetor é aplicado de maneira muito simples: com uma ferramenta como Fairy, o pára-choque e as asas dianteiras do carro são cobertos - a tecnologia, francamente, é simples.

Todas as conversas e assuntos na alfândega nos levaram cerca de 1,5 horas, após o que seguimos em frente. Devo dizer que atravessamos o deserto da Arábia em 18 horas e percorremos 1800 km. Eu dirigi o carro todo o caminho, porque as mulheres, como você sabe, é imputada a essa ocupação na Arábia Saudita. A estrada que percorre a fronteira com o Catar, Kuwait, Iraque e Bahrein atravessa o deserto, por isso tínhamos medo de que um camelo pudesse saltar a qualquer momento: eles dizem que acidentes com animais são comuns nessa região.

Não se pode deixar de notar um momento agradável: o baixo custo da gasolina para um país petroleiro. Como resultado, tendo percorrido uma distância tão grande, percebemos que gastávamos muito mais água do que combustível, cujo consumo era de 80 litros (50 riais ou US $ 14).

Não houve problemas no posto de fronteira com a Jordânia, mas as formalidades tiveram que ser resolvidas novamente na entrada: para começar, era necessário pagar uma taxa de visto (US $ 30), um passe e seguro de carro por uma semana (US $ 32). Como aqui eles também aceitavam apenas a moeda nacional, ou seja, o dinar jordaniano, eu precisava correr constantemente para o escritório de câmbio (US $ 1 = 0,7 dinar). Fiquei agradavelmente surpreendido com a aparição na fronteira da loja duty free Duty Free, que vende álcool.

Na noite do segundo dia de nossa viagem, chegamos a Amã, capital da Jordânia. Em nosso caminho, encontramos muitas bases militares, mas simplesmente não havia grupos de veículos civis. Dirigindo pelas ruas da capital, encontramos um grande número de residentes locais e montanhas de lixo, depois fomos procurar um hotel no Mar Morto. Um dia na estrada se fez sentir e, inicialmente, surgiu a ideia de montar uma barraca à beira-mar. Mas com o advento de sinais de alerta sobre a aproximação da fronteira com a Palestina e a zona de perigo, ela caiu sozinha.

Tendo dormido e tomado banho no Mar Morto, na manhã seguinte, fomos ao Monte Nebo, onde, segundo a lenda, o profeta Moisés, que reuniu as tribos de Israel em um único povo, foi enterrado. Ou seja, nós, como o famoso fundador do judaísmo, chegamos muito perto das terras prometidas ... No entanto, a igreja do planalto, infelizmente, estava fechada para restauração e não pudemos visitá-la.

Um pouco decepcionados, fomos para a famosa cidade de Petra, a famosa capital do reino nabateu. A propósito, existe uma teoria segundo a qual os nabateus começaram a povoar o território moderno dos Emirados Árabes Unidos há 4 mil anos, por isso é bem possível que os Emirados modernos sejam seus descendentes distantes.

Petra, como você sabe, não é apenas uma cidade de pedra, mas também um grande centro turístico, onde o nosso estava esperando um jantar quente e uma cama macia. Para ser um dos primeiros turistas da cidade antiga, acordamos às seis da manhã (a taxa de entrada é de US $ 75). Em três ou quatro horas, é bem possível ver as vistas, depois das quais você começa a definhar com o calor. Os viajantes mais fracos são convidados a voltar em camelos, burros e cavalos.

Depois de visitar Petra, fomos para Aqaba, que já foi um posto avançado turco no Mar Vermelho, conquistado em 1971 por tropas beduínas sob o comando de Lawrence da Arábia. Hoje, esta pequena cidade atrai um grande número de turistas; vários hotéis de diferentes classes foram construídos aqui. Se você dirigir em direção à fronteira com a Arábia Saudita, poderá se instalar em um acampamento na praia.

Em 20 de agosto, no quinto dia de nossa viagem, partimos em uma rota familiar pelo deserto da Arábia Saudita. Dessa vez não foi possível chegar ao Egito: as operações militares interferiram. Por isso, procurará novas rotas e países seguros. Para novas descobertas!